Escolha uma Página

Web Designer é um desenhista ou programador visual especializado em internet. Entre as qualificações de um bom Web Designer estão o senso estético ao configurar uma plataforma bonita e atraente aos olhos dos usuários ao mesmo tempo funcional e identificada com o produto em questão. Um site bem desenhado deve ser uma navegação fácil e intuitiva aliada à beleza e ao bom gosto, equilibrando os elementos visuais,  as cores, organização e acesso aos conteúdos.

Atualmente existem muitas ferramentas de alta performance à disposição dos usuários, muitas delas gratuitas, o que não significa que não se deva pagar por uma ferramenta específica de qualidade. Entre as ferramentas associativas gratuitas, estão os CMS (Content Management System), ou gerenciadores de conteúdo como o WordPress, Joomla, Magento e outros.

A amplitude de seu projeto pode ser limitada se usa plataformas de blogs como o Blogger, WordPress.com, Wix, Tumblr e outros. Lendo os termos e condições dessas plataformas, vai perceber que o blog não é seu, é da plataforma. Ele pode ser fechado sem aviso prévio a qualquer momento e todo o conteúdo poderá se perder.

wp

Sobre os blogs gratuitos, ainda há o fato do design e funcionalidades limitados e o endereço e espaço para banners de propriedade da plataforma que está hospedando o blog. Então vejamos como podemos arquitetar um site profissional gastando pouco.

Saindo da mão do designer

Um site começa com um bom planejamento. Coloque no papel toda a estrutura, objetivos, tópicos, menus. Organize seu banco de fotos. Se não tiver fotos autorais, poderá usar bancos de fotos livres como o www.freepixels.com, www.freeimages.com, www.rgbstock.com e muitos outros. Lembrando que esses bancos liberam muitas fotos para uso mas não se esqueça de ler os termos e condições do site. Geralmente pedem que se coloque o link do site quando for usar uma foto.

Registre o domínio no registro.br, que é o órgão que regula os domínios no Brasil. Se está procurando um domínio que não está disponível o .com.br, pode tentar o .com ou ainda o .net ou .net.br, que são domínios ranqueáveis pelo Google. Para registro de domínios internacionais (.com, .net), o site é o whois.com, verifique.

Um projeto profissional que pretenda ter credibilidade não pode ser estruturado em uma plataforma de blogs gratuitos. Contrate uma hospedagem profissional de qualidade. No provedor de hospedagem de sua escolha, redirecione o DNS do domínio que registrou. O suporte online pode ajudá-lo a fazer isso rapidamente. Depois de redirecionado precisa aguardar até 72 horas para que o domínio seja propagado. A partir daí, pode acessar o CPanel (Painel de Controle). A esta altura já terá um login e senha produzidos por você mesmo para acesso ao Painel de Controle.

seodois

No CPanel, role a barra e vá em Softwares/Serviços e clique no QuickInstall, que é um instalador automático que lhe dará acesso aos Gerenciadores de Conteúdo gratuitos como o WordPress. Gostaria de frisar que uma coisa é o WordPress.com, uma plataforma de blogs como o Blogger, Tumblr, Wix e outros. Outra coisa é o WordPress.org, que é um site associativo mantido por profissionais de tecnologia da informação de todo o mundo que disponibiliza o pacote do WordPress, atualizações e plugins para uso profissional.

Dentro do QuickInstall, no lado esquerdo clique na logo do WordPress para instalar. Você indicará o domínio em sua lista de domínios e instalará o seu CMS naquele domínio. Vai ser gerado por você mesmo um login e senha segura para acesso ao painel do seu WordPress. Recapitulando, uma coisa é a senha e login de acesso ao CPanel do seu provedor de hospedagem. Outra coisa é o login e a senha de acesso ao seu painel do WordPress instalado. No próximo post falaremos de temas para WordPress e configurações gerais para o seu site.

Web Designer é o criador do processo de design para a internet.  Senso estético,  sobriedade, conhecimentos técnicos, simplicidade e ousadia são elementos fundamentais para a criação de projetos bem resolvidos. Muito bem ilustrado no gráfico 3D abaixo, o SEO (Search Engine Optimization), é uma otimização para os motores de busca como o Google, Bing, Yahoo e outros. O SEO deve ser pensado desde o primeiro momento, como por exemplo, quando da escolha do domínio para registro.

Gráfico que mostra combinação de elementos para um bom projeto

 

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This