Escolha uma Página
Stan Lee – Visionário dos Quadrinhos

“Até onde eu sei, realmente um grande história em quadrinhos é tão criativa e importante como uma grande história feita em qualquer outra forma de mídia.” Stan Lee.

Nascido em Nova York, 1922, Lieber, que mais tarde encurtou seu nome para “Lee”. Foi contratado como auxiliar de escritório na Timely Comics, em 1939. Tornou-se um editor interino para a empresa no início dos anos 1940. A Timely acabaria por se tornar a Marvel Comics. Juntamente com o artista Jack Kirby, Lee lançou o Quarteto Fantástico, em 1961. Foi responsável pela criação de personagens de sucesso como Homem-Aranha, X-Men, Hulk e Thor. Mais tarde se envolveu em uma série de empreendimentos comerciais e multimídia relacionados as histórias em quadrinhos. Atuou também no Exército durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhando como escritor e ilustrador.

Stan Lee e Seus Personagens

Stan Lee e a Marvel Comics

A Marvel Comics tornou-se popular, e Stan Lee foi promovido a diretor editorial e editor, em 1972. Mais tarde, ele mudou-se para a Costa Oeste para se envolver em empreendimentos de filmes da Marvel. Tornou presidente emérito. Era particularmente conhecido por seu dinamismo. Imbuindo seus personagens com um senso de humanidade, abordando questões do mundo real. Temas como a intolerância e o uso de drogas dentro de suas histórias em quadrinhos.

Lee envolveu-se em uma variedade de projetos multimídia servindo também como um embaixador para a Marvel. Entrou com ações judiciais contra a empresa e foi objeto de debate sobre a compensação adequada para os criadores de quadrinhos. O escritor viu a Marvel se transformar em uma entidade que produziu filmes de entretenimento como o Homem de Ferro, X-MenThor e Os Vingadores.

90 Anos de Stan Lee

Super Heróis

Abriu a empresa POW! Entretenimento em 2001. No ano seguinte publicou sua autobiografia, Excelsior! A incrível vida de Stan Lee. Mais tarde, recebeu a honra Medal of Arts do presidente George W. Bush e lançou o programa Stan Lee Super-Humanos, no History Channel. Uma série focada em pessoas com competências e habilidades notáveis.

Escreveu um romance gráfico – Romeu e Julieta: A Guerra – em 2012 que entrou para a lista dos Best Sellers do New York Times Lançou um canal no YouTube, World of Heroes de Stan Lee, tendo como conteúdo  quadrinhos, comédia e sci-fi. Lee sempre ativo chegou aos 90 anos de idade.

Sinônimo de histórias em quadrinhos, o venerável Stan Lee aos 90, aparece eventualmente em vários de seus  filmes. É um convidado frequente nas convenções de histórias em quadrinhos em todos os Estados Unidos e Canadá. Com várias realizações criativas, tem ainda uma grande capacidade de cultivar sua marca. Permanaece na consciência coletiva de seus fãs, como também do consumidor ocasional.

cyclops-marvel-comics-comicHomem-Aranha

Na década de 60 criou o Homem-Aranha, o Quarteto Fantástico, Hulk, Vingadores e os X-Men. Heróis e anti-heróis de uma década marcada pelo medo da guerra nuclear, mostrando ainda a angústia adolescente. O movimento pelos  direitos civis nos Estados Unidos. O estilo de Stan Lee ajudou a definir a identidade da Marvel. Como nas  batalhas cósmicas do Quarteto Fantástico, vilões bombásticos como Doctor Doom ou Galactus ou as lutas pessoais do Homem Aranha. Stan Lee e seus colaboradores trouxeram uma nova mitologia decididamente diferente do que era publicado por seus concorrentes na época. Outra característica de Lee foi a forma como ele usou aliteração para os nomes de seus personagens (Peter Parker, Bruce Banner, Reed Richards, Sue Storm).

Popularidade de Stan Lee

Stan começou a se tornar tão popular quanto seus personagens. Com marketing pessoal como “Stan Lee Apresenta …” na primeira página de cada quadrinho. Bem diante dos olhos do público, mesmo depois de ter parado de escrever seus roteiros. Show man interativo com o público em seus editoriais dirigidos aos fãs com frases de efeito como “Excelsior” e ” Bem-vindos verdadeiros crentes”. Tornou-se parte do script da Marvel. Foi o criador ou co-criador de várias das propriedades intelectuais da empresa. Stan Lee foi a face da Marvel Comics tanto como o Homem-Aranha ou o Hulk.

with-great-power-the-stan-l

Ao longo dos anos Lee conquistou Hollywood, narrando episódios do Hulk e Homem-Aranha em seus desenhos animados durante a década de 80. Fez participações especiais no início de shows e filmes de televisão da empresa, incluindo a recente série de filmes de sucesso. Que indivíduo é mais responsável pelo sucesso de suas respectivas realizações? A soma é sempre maior do que as partes.

O fato é que a Marvel provavelmente não seria o rolo compressor que é hoje sem o seu malabarismo. Stan Lee foi o criador, zelador e vendedor. Ele está na mesma categoria que um Steve Jobs ou Bill Gates. Jobs e Apple, Gates e Microsoft, Lee e a Marvel. O nome e o produto andam de mãos dadas. O impacto de Stan Lee com seus quadrinhos na cultura popular é imensa. Ele tem ajudado a alimentar a imaginação de incontáveis fãs. Tem sido uma inspiração para alguns dos principais criadores de quadrinhos de hoje.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This