Escolha uma Página
Mestre do Aerógrafo

Phillip Castle é um ilustrador britânico, mais conhecido por suas criações em aerografia dos icônicos cartazes de Laranja Mecânica e Full Metal Jacket, de Stanley Kubrick. Produziu também cartazes para The Boyfriend de Ken Russell, Mars Attacks de Tim Burton e Goin South de Jack Nicholson. Em aerografia, pintou númeras capas de álbuns, incluindo David Bowie – Aladdin Sane; Pulp’s His ‘N’ Hers, Metronomy’s Night’s Out, Rolling Stones – It’s Only Rock ‘n’ Roll (But I Like It), Wings tour de Paul McCartney e The Cars. Inúmeros cartazes para campanhas publicitárias, capas de livros e ilustrações. Philip também desenhou cartazes para o Royal International Air Tattoo, realizado na RAF Fairford, em Gloucestershire no Reino Unido, para os eventos de 2008, 2009 e 2010. Conheça outros mestres do aerógrafo em nosso portal.

Phillip Castle e Stanley KubrickA Breakin - Aerografia de Phillip Castle

Phillip Castle esteve envolvido em um projeto chamado NAM: Mídia, Cultura Popular e a Guerra do Vietnã. Esse trabalho fez parte do curso de mestrado de fotojornalismo e fotografia documental na London College of Communication. Usando os recursos do Stanley Kubrick Archive, realizada na universidade de Londres. Pesquisadores foram convidados a fazer ligações entre as imagens, a cultura popular, escrita e cinema, entre outros materiais. Uma tentativa de entender a Guerra do Vietnã no contexto da midia do campo de batalha.

“Eu já havia trabalhado com Stanley Kubrick em Laranja Mecânica e ele me perguntou se eu conhecia alguém que poderia fazer uma pintura como Saul Bass. Receber uma chamada do grande Stanley Kubrick é  algo muito especial, então eu disse: Por que você não me deixa tentar? Sua primeira preocupação com o cartaz era a idéia de trabalhar em preto e branco. Ele me disse que qualquer um poderia fazer coisas boas usando as cores. Desenvolvi uma variedade de esboços a lápis até chegarmos a um consenso para o layout de Full Metal Jacket”

Sketchbook de Laranja MecânicaFull Metal Jacket

Phillip Castle desenvolveu o lay-out para Full Metal Jacket (1987), uma adaptação do romance de Gustave Hasford da Guerra do Vietnã, The Short Times. Foi filmado em uma fábrica de gás abandonada em Docklands – Londres. No elenco:  Matthew Modine, Vincent D’Onofrio, Lee Ermey, Arliss Howard e Adam Baldwin.

“Stanley era  muito profissional nas reuniões, só conversavamos sobre negócios. Tive várias idéias, mas não as coloquei até desenvolvê-las o suficiente antes de apresentar o projeto”.

“Os esboços iniciais para Clockwork Orange foram feitos no escuro.  O chapeu coco do personagem Alex foi idéia de Kubrick. Eu o visitava e colocava os desenhos em sua frente, para discutirmos. Faria isso com qualquer cliente. Eu gosto disso, é ótimo mostrar o seu trabalho e obter os “oohs” e os “suspiros”. O processo é prolixo e trabalhoso. Viro noites desenhando e não gosto de lidar com a questão dos prazos”.

Fotografia x Design

“Eu tenho um Mac e eventualmente uso Photoshop. Existem diferenças entre o uso de um computador e meu trabalho com o aerógrafo. Meu olho e meu senso de design dentro de exigências específicas. Eu só não sou fluente o suficiente na produção de trabalhos no computador. A maioria dos cartazes de cinema são fotografias agora. Isso não faz muito sentido para mim. É uma pena, embora – grandes cartazes de filmes tenham sido ilustrados à mão, mas quando é uma fotografia os resultados são bem diferentes”.

“As pessoas que estão contratando hoje em dia trabalham em sua própria faixa etária. Não estão interessados em um velhote. Eu trabalho manualmente e eles pensam que eu sou um profissional caro.

“Eu acho meu trabalho bem peculiar agora porque o que eu faço pode ser feito por muitos garotos que dominam o Photoshop. É só colocar algumas fotos juntas e alguma escrita louca que o trabalho está pronto.

O legado de Stanley Kubrick me habilita onde quer que eu vá e por isso estou eternamente grato. É fantástico porque ele tem aberto muitas portas, as pessoas me tratam com respeito. Naturalmente, estou imensamente orgulhoso de ter produzido seus cartazes. “

Há uma circularidade agradável a esta história. Phillip Castle doou seus primeiros esboços para Clockwork Orange e Full Metal Jacket. Assinou seu livro, Philip Castle – Aerografias, como um presente para o Stanley Kubrick Archive, no London College of Communication. Ao sair, ele sugeriu que o arquivo poderia estar interessado em receber e cuidar de sua coleção de artefatos Kubrickianos. Então, espero que, assim como eu fiz, as gerações futuras serão capazes de visualizar a caixa notável de Philip Castle, cheio de ilustrações, esboços, adereços de filmes e material.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This