Escolha uma Página
Os Quadrinhos Futuristas de Moebius

Lendário autor e ilustrador de histórias em quadrinhos – Jean Giraud, conhecido como Moebius nasceu na França em 1938. Moebius estudou as artes aplicadas de Paris em 1954. Deixou a França, dois anos depois para se juntar a sua mãe, no México, onde permaneceu oito meses. Permeia as paisagens desérticas com o seu mestre Jijé (Joseph Gillain ), de quem ele se tornou o assistente. Participou da criação de um episódio de Jerry Spring, La Route de Coronado (1960). Esse trabalho viria a inspirar o personagem principal de Blueberry.

Ilustração de Moebius

Em 1963, criou com Jean- Michel Charlier, então editor da revista Pilote, a série Blueberry. Essa série continuou sendo editada após sua morte e hoje conta com trinta álbuns. Moebius tem um número equivalente de obras realizadas em colaboração com outros artistas, escritores e designers de histórias em quadrinhos.
Paralelo, em 1962 ele abriu uma nova fonte de inspiração orientada para o  humor, fantasia e ficção científica. Também é  autor de numerosas ilustrações, pinturas e trabalhos de publicidade.

Heavy Metal

Moebius compõe em 1975, a equipe de fundadores da também lendária revista Heavy Metal. Foi também editor da Humanóides Associés. Jean Giraud desenvolveu um estilo único assinando como Moebius. Seus trabalhos revolucionaram o aspecto criativo dos quadrinhos como Arzach (1976) ou Hermética Garage (1979), onde ele também é o escritor. Em um cenário de Alejandro Jodorowsky, ele então começa as aventuras de John Difool em O Incal (1980). Essa série Ilustração de Moebius para Star Wars cujo sucesso o coloca entre os designers mais inovadores no campo da ficção científica, iniciando logo após a série A Edena.

Seus desenhos também têm atraído a atenção de grandes cineastas com quem colaborou em vários filmes: Alien (figurino), de Ridley Scott, René Laloux (storyboard), Steven Lisberger – Tron (figurino), Abyss –  James Cameron (criaturas subaquáticas) ou O Quinto Elemento por Luc Besson, para citar alguns.
Em meados de 1980, Jean Giraud se mudou para os Estados Unidos para desenvolver projetos de filmes, bem como para escrever seus próprios scripts.

A Editora Moebius Productions Estrelato

Em 1988 retornou a França, com uma nova família, seguindo em suas produções com a emblemática série Blueberry (senhor Blueberry, Ok Corral, Geronimo), seguindo o mundo Edena (a deusa, Stel, SRA), e vários projetos de filmes: Starwatcher, (Arzak Rapsody).

Em 1997 ele  decide reformular sua própria editora com voyagedhermes_moebius_07sua esposa Isabelle, Moebius Productions/Estrelato. Publica vários livros e o seu último álbum Arzach, The Surveyor com preciosas edições limitadas. Publicou também  serigrafias, digigrafias e organizou exposições dedicadas ao seu trabalho ao longo dos últimos dez anos na França e na Europa (Alemanha, Bélgica, Itália) e na Ásia (Coréia e Japão).

O último grande trabalho foi uma exposição dedicada a ele na Fundação Cartier, em Paris, intitulado MOEBIUS – TRANCE -FORM entre outubro de 2010 a março de 2011. Morreu em Paris em março de 2012.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This