Escolha uma Página
Jean-Michel Basquiat e a Arte das Ruas

Jean-Michel Basquiat nasceu em 1960. Seu pais eram imigrantes da america central. Cresceu nos subúrbios de Nova York e foi morador de rua. Viveu na pele a exclusão social e o racismo. Interessado em jazz, hip-hop e esportes americanos como o boxe e o basquete. Desenvolveu um estilo próprio. Em suas pinturas mesclava a negritude africana e da américa central com símbolos da cultura americana. Combinava cores em novas formas de apresentação como muros e papelões encontrados no lixo. Possuia um senso estético, noção de uso das cores e profundidade como poucos artistas de sua época.

Sobrevivência

Fallen Angel Obra de Jean-Michel BasquiatEm 1978, depois da escola secundária, vai para as ruas vender camisetas para ganhar a vida. Chegou a participar do elenco do filme Downtown 81 que trata da vida de um artista jovem em busca do seu sustento.

Depois da mostra coletiva The Times Square Show, de 1980, Basquiat recebe uma crítica positiva de René Ricard. René era bastante influente na cultura da época. Conheceu e teve um relacionamento com Madonna antes da fama.

Jean-Michel Basquiat começou a desenhar quando criança, aos seis anos de idade. Era sócio-mirim do MOMA – Museu de Arte Moderna – Nova York. Na adolescência cria juntamente com o artista gráfico Al Diaz a sua marca SAMO (same old shit – mesma velha merda). Assinando suas obras pelas paredes e muros da cidade.  Sua amizade com pessoas influentes como Andy Warhol facilitou a comercialização de suas telas. Passa a ser recebido nos salões mais exclusivos de Nova York.

untitled1981Celebridade

Torna-se uma celebridade, artista internacional de vanguarda. Sua arte é chamada de “primitivismo intelectualizado”. Mostra figuras esqueléticas, apavoradas ou mascaradas, ícones negros, vida urbana, em pinceladas, riscos e colagens. O ápice de sua carreira meteórica acontece entre 1982 e 1985. Período em que participa de grandes exposições. Morre  em 1988 por ingestão de heroína, em seu estúdio. Basquiat é considerado o primeiro artista negro de destaque nas artes plásticas do ocidente. Influenciado pela pop-art e a cultura das ruas, como o grafite. Desenvolveu um traço de grande expressividade em seus desenhos.

Mudança de Suporte

As suas obras estão em coleções particulares em vários lugares do mundo. Muitas delas pintadas em papelão, cartões reaproveitados, madeira de refugo e outros materiais alternativos. Boxer Obra de Jean-Michel BasquiatDepois de seu reconhecimento, passou a dar mais importância para seus suportes. Produziu então inúmeras telas de grande valor.

Existe um filme feito após a sua morte no circuito comercial, dirigido por Schnabel. Jeffrey Wright interpreta o jovem Basquiat nas ruas de Nova York. Seu contato com Andy Warhol até o estrelado nas galerias de arte internacionais.

Artista bastante influente nos dias de hoje. Suas obras são muito bem cotadas e vendidas a preços altos no mercado de arte. Jean-Michel Basquiat é considerado um dos ícones da pop art.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This