Escolha uma Página
A Habilidade Precoce de Frank Frazetta 

Frank Frazetta nasceu em Nova York no ano de 1928. Com a idade de oito anos, por insistência de seus professores da escola, seus pais fizeram sua matrícula na Brooklyn Academy of Fine Arts. Frequentou a academia por oito anos sob a tutela de Michele Falanga,  artista plástico italiano premiado. Falanga foi atingido pelo talento significativo de Frank Frazetta. Suas habilidades floresceram com Falanga, que sonhava em enviá-lo para a Europa, às suas próprias custas, para continuar seus estudos. Infelizmente, Falanga morreu subitamente em 1944, e com ele, o seu sonho. Como a escola fechou cerca de um ano após a morte de Falanga, Frazetta foi forçado a encontrar trabalho para ganhar a vida.

Quadrinhos

Wildride pintura de Frank FrazettaAos 16 anos, começou a desenhar para revistas em quadrinhos. Os motivos variaram entre westerns, fantasia, mistérios, histórias e outros temas contemporâneos. Alguns de seus primeiros trabalhos foram histórias em quadrinhos com animais, que ele assinou como ” Fritz”. Durante este período, recusou ofertas de emprego de gigantes dos quadrinhos, como Walt Disney.

No início de 1950, trabalhou para a EC Comics, Quadrinhos Nacionais (super-heróis “Shining Knight”), Avon e várias outras empresas de quadrinhos. Muito de seu trabalho nas histórias em quadrinhos foi feito em colaboração com os amigos Al Williamson e Roy Krenkel .

Em 1964, um dos anúncios em revistas de Frank Frazetta chamou a atenção dos estúdios United Artists. Ele foi abordado para fazer o poster do filme para What’s New Pussycat e ganhou o seu salário anual em uma tarde. Desenhou muitos cartazes de filmes. frank_frazetta_flashmanonthechargeO artista também começou a produzir pinturas para as edições de bolso de livros de aventura. Sua capa para a coleção de espada e magia Conan, o Aventureiro por Robert E. Howard e L. Sprague de Camp (Lancer 1966) causou sensação. Muitas pessoas compraram o livro só pela capa. Deste ponto em diante, o trabalho de Frazetta começou a crescer. Durante este período, ele também fez capas para outras edições de bolso dos clássicos livros de Edgar Rice Burroughs, como Tarzan e Barsoom (John Carter of Mars). Ele também fez várias ilustrações a bico de pena  para muitos desses livros.

Frank Frazetta e Cinema

A partir daí, a maior parte de seu trabalho foi de natureza comercial, fornecendo pinturas e ilustrações para cartazes de filmes e calendários. Seu trabalho foi reconhecido e admirado por muitas personalidades de Hollywood. Entre eles, Clint Eastwood e George Lucas, fãs e amigos  que encomendaram obras para alguns de seus projetos de cinema.

Com o crescimento de sua reputação, os estúdios de cinema começaram a tentar atraí-lo para trabalhar em filmes de animação.  A maioria, no entanto, lhe daria a participação apenas de nome. A maior parte do controle criativo seria realizada por outros. Frazetta trabalhou com o produtor de filmes de animação Ralph Bakshi, no produção Fire and Ice, lançado em 1983. frank_frazetta_004O filme foi um fracasso comercial. No entanto, as imagens fantásticas não foram reproduzidas via tecnologia de animação com os métodos e recursos disponíveis na época. Frazetta logo voltou às suas raízes na pintura e ilustrações a bico de pena.

Valorização 

Hoje, seu trabalho  é tão valorizado que mesmo esboços incompletos são vendidos por milhares de dólares. Suas obras comerciais foram pintadas em óleo, mas ele também trabalhou com aquarela, tinta e lápis.

Frank Frazetta teve uma variedade de problemas de saúde, incluindo sua tireóide que foi tratada por muitos anos. Posteriormente uma série de derrames prejudicou sua destreza manual a um grau que ele passou a desenhar e pintar com a mão esquerda. Morreu em 2010.

Site de Frank Frazetta:  www.frankfrazetta.net

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This