Escolha uma Página
Bauhaus Pioneirismo no Design

Fundada pelo arquiteto Walter Gropius em 1919, na república de Weimar – Alemanha. A Bauhaus é considerada a primeira e mais importante escola de design do mundo. Inicialmente subsidiada pela República de Weimar, após mudanças no governo, mudou-se para Dessau e posteriormente para Berlin. Entre seus mestres, nomes como Wassily Kandinsky, Paul Klee,  Ludwig Mies van der Rohe e Herbert Bayer, entre outros importantes nomes da arte, design e arquitetura moderna, seu principal campo de estudos.

Bauhaus Dessau AlemanhaA Bauhaus atualmente é um conceito, goza de uma elevada reputação internacional, principalmente pelo pioneirismo nas pesquisas relacionadas ao design. A repressão à escola em mais de um período não pôde eliminar a permeabilidade das idéias que defendia devido à influência que alguns professores mais destacados tiveram fora da Alemanha, principalmente nos Estados Unidos.

No seu curto período de existência entre 1919 e 1933, sua fama e sucesso chegou a muitos países, influenciando artistas e designers ao redor do mundo até os dias de hoje. Em Weimar e Dessau a orientação era construtivista, logo em seguida na fase arquitetural, em Dessau e Berlin,  consolidou nomes como Walter Gropius, Hannes Meyer e Mies van der Rohe.

Apresentação de Arte e Tecnologia na Bauhaus

Impacto da Industrialização

Sua história inicia-se com as consequências devastadoras que a industrialização teve nas condições de vida e nos produtos manufaturados dos artífices operários, na Inglaterra e posteriormente na Alemanha. A industrialização trouxe consequências sociais e largos círculos populacionais foram proletarizados. As primeiras reações a essas consequências vieram de William Morris com o movimento conhecido como Arts and Crafts.

Mestres da Escola Bauhaus


Manifesto

O manifesto da Bauhaus continha a idéia de que o objetivo final de toda atividade criativa é  estrutural. Os estudantes eram ensinados por um Mestre da Forma e um Mestre Artesão.

Segundo Gropius, poder-se-ia acabar com a barreira arrogante entre artistas e artesãos. A escola foi perseguida e finalmente fechada pelos nazistas em 1933, com a acusação de ser antigermânica e comunista.

Translate »

Pin It on Pinterest

Share This